A ética faz parte de qualquer atividade. Entende-se por ética o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

Atualmente o desrespeito aos negócios são vistos diariamente nas ruas e avenidas de Goiânia e de muitas cidades do Estado.

Vendedores ambulantes e camelódromos desrespeitam as normas e leis e a cada dia estão mais ousados. O segmento óptico está sendo descaracterizado em face também da falta de ética de muitos atores que estão envolvidos nessa modalidade de negócio. O mesmo vale para outros segmentos, como joias, relógicos, cine-foto e bijuterias.

Além dos próprios ambulantes, as autoridades fiscalizadoras também não estão respeitando as regras, sob as quais deveriam espelhar suas ações. Por falta de cumprimento de suas atividades discricionárias, aquelas que devem ser efetuadas na lida diária de suas funções, essas autoridades prevaricam e não cumprem seu papel de ofício. Falta de ética.

Os próprios empresários também recorrem a práticas desrespeitosas contra os segmentos onde atuam. Atos ilícitos são cometidos deixando um rastro de precarização e de desrespeito aos negócios. Fazem para em tese ganharem mais mercado e dinheiro. Mas se esquecem que o mau exemplo é seguido por outros, e ainda de forma pior, gerando a reclamações dele próprio contra as más práticas.

O SINDIÓPTICA através de regras bem estabelecidas e lastreadas em leis existentes, resgata a importância de seu cumprimento. A Convenção Coletiva de Trabalho estabelece regras de trabalho, que estão sendo amplamente discutidas no intuito de resgatar as boas práticas e o respeito ao colaborador e também ao empregador.

Orientamos a todos empresários e empresárias a buscarem conhecer quais as regras de seu negócio, evitando a prática e o patrocínio de ações irregulares que podem levar a multas trabalhistas. São muitas informações que devem ser cuidadosamente discutidas com sua equipe e coordenação, pois o resgate do respeito às regras dos segmentos representados pelo sindicato e sobretudo às condições adequadas de trabalho e de relações de trabalho com os colaboradores é um dos principais objetivos a serem alcançados.

 

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos e pedimos especial atenção ao tema, de interesse de nosso mercado pelo resgate da ética no trabalho.

ÉTICA E RESPEITO AOS NEGÓCIOS

2 ideias sobre “ÉTICA E RESPEITO AOS NEGÓCIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *