A falta de controle do caixa é um dos principais fatores que levam empresas do comércio varejista à inadimplência. Veja como evitar esse caminho que pode levar ao eventual encerramento da atividade. Confira algumas dicas para manter o caixa da empresa sob controle.

  • Organização dos pagamentos – Controlar as contas a pagar e a receber por ordem de data é uma forma de gerir os recursos da empresa, evitando a contratação
    de um eventual empréstimo.
  • Análise do fluxo de caixa – Com essa medida, o empresário terá uma visão geral da situação financeira do negócio. Com base nessa análise, poderá adiar alguns pagamentos ou antecipar o recebimento de vendas.
  • Recursos próprios versus fornecedores – O ideal é trabalhar com capital de giro próprio ou negociar prazos com os fornecedores.
  • Cuidados ao contratar uma linha de crédito – O empreendedor deve pesquisar os custos envolvidos na operação, o prazo para pagamento e as garantias exigidas. Manter um relacionamento da empresa com mais de um banco é importante para eventuais negociações.
  • Controle do estoque – Ajustar o estoque à demanda é uma forma de otimizar o fluxo de caixa do negócio. Mantê-lo elevado pode representar prejuízo.
  • Redução de custos – A realização de um planejamento financeiro, elencando as despesas fixas e variáveis, permite cortar custos e obter recursos para pagar dívidas ou investir no negócio.
  • Atraso seletivo – Em situação crítica, antes de contratar um empréstimo, uma alternativa é atrasar o pagamento de alguma conta, desde que se tenha o cuidado de pagar o mais rápido possível para não perder crédito no mercado ou ter a negativação do cadastro da empresa nos órgãos de proteção ao crédito.

 

Fonte: Economix

Antídotos contra a inadimplência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *